No início de setembro de 2023, o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foi atingido por uma tragédia desencadeada por um ciclone extratropical. As enchentes devastaram comunidades inteiras, causando destelhamento de casas, inundações e perdas irreparáveis.
Diante desse cenário de calamidade, a Melnick assumiu um papel de liderança ao enviar uma equipe de 20 profissionais para o Vale do Taquari nos primeiros dias após a tragédia. Ao se deparar com a magnitude do desastre, a empresa agiu rapidamente, iniciando ações de auxílio como limpeza de ruas e casas e organização de doações.
Posteriormente, em uma demonstração de solidariedade e compromisso com as comunidades afetadas, a Melnick uniu forças com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul, assumindo um papel protagonista na gestão e na coordenação das iniciativas do projeto de habitações provisórias criado pelo sindicato.
Sob a liderança da diretoria de engenharia da Melnick, a empresa auxiliou na mobilização de toda a cadeia produtiva da construção civil para a construção e entrega de mais de 50 habitações provisórias para os desabrigados das cidades de Roca Sales e de Arroio do Meio.
A Melnick expressa profunda gratidão ao Sinduscon-RS, GOB, Banco de Alimentos/Fiergs e Febrabam, que generosamente contribuíram com recursos financeiros. Além disso, a empresa agradece toda a cadeia produtiva que doou materiais e mão de obra, assim como ao Governo do Estado do RS e às prefeituras das cidades de Roca Sales e Arroio do Meio pelo apoio e colaboração.