Construindo um futuro sustentável
O COMPROMISSO DA MELNICK COM PORTO ALEGRE
Desde que se propôs a ser protagonista da transformação da cidade de Porto Alegre, a Melnick realiza diversas iniciativas e investimentos, muitos deles relacionados à sustentabilidade. Afinal, não existe sociedade sem meio ambiente. E claro está que as medidas para frear o aquecimento global e reduzir as alterações climáticas são urgentes e dizem respeito a todos.
Ao longo de toda sua trajetória, a empresa sempre buscou exercer suas atividades com excelência e respeito ao meio ambiente. Prova disso é ser certificada com a ISO 9001 desde 2001 e ter obtido classificação com nível A pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). Com dedicação e empenho, a Melnick põe em prática todos os anos diversos novos procedimentos para reduzir ainda mais o consumo de água, energia, CO2 e matérias- primas em suas obras e edificações.
Em 2023, devido às boas práticas implantadas por seu sistema de gestão ambiental, a empresa conquistou o selo internacional Aqua-HQE nível A da construção sustentável com o projeto da Torre Pontal, primeiro complexo multiuso de Porto Alegre a obter selo de sustentabilidade. A certificação, que segue padrões de sustentabilidade alinhados às exigências globais de desenvolvimento sustentável, envolve uma série de exigências nas etapas de planejamento, construção e operacionalização de novos empreendimentos, incluindo a garantia de qualidade dos materiais utilizados e a responsabilidade fiscal de seus fornecedores.
Outro empreendimento que trabalha para ser reconhecido por suas boas práticas é o Carlos Gomes Square Mall e Corporate, que tem em vista o selo Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) Platinum, grau máximo dessa certificação. Projeto nacionalmente pioneiro de economia circular, o complexo multiuso garantirá de 95% a 100% de reciclabilidade, eliminação de resíduos para aterro e redução na pegada de carbono. A funcionalidade energética prevista é 39% mais eficiente que as normas internacionais e o consumo de água, 32% menor. O empreendimento terá ainda um estacionamento com mais de 10% das vagas com carregadores para carros elétricos e espaços para operar um sistema de aluguel de veículos.
Enfim, desde a concepção de um novo produto imobiliário, passando pelas etapas de projetos, planejamentos, orçamentos de insumos e materiais, gestão e controle da construção até a entrega e uso das edificações pelos clientes, os cuidados da construção sustentável englobam a escolha do melhor aproveitamento do terreno, técnicas e tipologias construtivas, escolha de materiais incorporados de melhor qualidade, racionalização de processos e especificação de equipamentos com maior eficiência. Vedações e alvenarias moduladas, louças e metais de baixo consumo de água, instalações elétricas de baixo consumo e baixo custo de manutenção são alguns dos exemplos aplicados pela Melnick.